Cristãos de todo o país vão rumar a Fátima este fim de semana para as Jornadas Nacionais de Catequistas. a atual conjuntura económica e social pode reduzir o número de participantes
Cristãos de todo o país vão rumar a Fátima este fim de semana para as Jornadas Nacionais de Catequistas. a atual conjuntura económica e social pode reduzir o número de participantesSão esperadas 600 pessoas em Fátima para as Jornadas Nacionais de Catequistas’ que vão decorrer a partir de sexta-feira, 5 de outubro, até domingo, dia 7. Da Madeira vem um grupo de 50 catequistas, no entanto, as dificuldades que o país está a atravessar podem levar a uma redução do número de participantes, admite Cristina Sá Carvalho, psicóloga e diretora do Departamento de Catequese do Secretariado Nacional da Educação Cristã.

O encontro nacional de catequistas, inserido na Semana Nacional de Educação Cristã, é uma oportunidade de formação mas é também uma ocasião para ouvir os voluntários que dão catequese. as jornadas têm sempre uma dimensão de formação, explica a responsável pelo departamento de catequese à Fátima Missionária, acrescentando que o encontro serve também para motivar e agradecer o trabalho que desenvolvem ao longo do ano.

a troca de experiências e práticas entre os catequistas será uma dimensão a explorar nas atividades das jornadas. Vamos ter duas mesas redondas de partilha de experiências que permitem ouvir os catequistas, revela a especialista. Subordinada ao tema, Da Catequese Familiar à Catequese Intergeracional’ a iniciativa vai realizar-se no auditório do Centro Pastoral Paulo VI.