Menores em idade escolar não frequentam as aulas, em Madagáscar, por serem portadores de deficiência, mas o país está a formar professores para lidarem com estes alunos
Menores em idade escolar não frequentam as aulas, em Madagáscar, por serem portadores de deficiência, mas o país está a formar professores para lidarem com estes alunosEm Madagáscar, cerca de 200 mil crianças estão excluídas do ensino escolar por serem portadoras de deficiência. Em 2008, o governo emitiu um decreto para a introdução de um programa que previa a inclusão das crianças com deficiência, que acabou por ser suspenso no ano seguinte. atualmente, cerca de 400 professores têm vindo a receber formação para trabalhar com crianças portadoras de deficiência e o país está a criar um programa de integração escolar que prevê um laboratório para crianças com deficiências visuais, físicas e intelectuais.

Nas regiões do sul do país, o índice de matrículas no ensino básico é inferior a 55 por cento. Cerca de um milhão de crianças que vive em Madagáscar não frequenta as aulas e a situação piora no que concerne às crianças portadoras de deficiência, cuja percentagem de inscritos é de 11 por cento. Segundo a agência Fides, os pais destas crianças não inscrevem os filhos na escola por temerem que sejam marginalizados e por acreditarem que a educação das crianças é uma perda de tempo e de dinheiro.