Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado do Vaticano acaba de dar uma longa entrevista ao quotidiano espanhol «La Vanguardia» onde se aborda o problema da Síria, a liberdade religiosa e a diminuição da presença cristã no Médio Oriente
Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado do Vaticano acaba de dar uma longa entrevista ao quotidiano espanhol «La Vanguardia» onde se aborda o problema da Síria, a liberdade religiosa e a diminuição da presença cristã no Médio OrienteEsta terça-feira, 25 de setembro, o rei de Espanha Juan Carlos vai entregar ao cardeal Secretário de Estado do Vaticano, Tarcisio Bertone, o Prémio internacional Conde de Barcelona, que é atribuído a instituições ou personalidades que se distinguiram pelo próprio contributo ao mundo da comunicação. Na sua longa entrevista ao jornal La Vanguardia salienta o cardeal que a promoção da liberdade religiosa no mundo é a melhor garantia para o progresso da sociedade e a diminuição da presença cristã no Médio Oriente não é só nociva para a Igreja, mas para toda a sociedade, como reconhecem inclusive muitos muçulmanos.

Tarcisio Bertone exprimiu toda a sua preocupação pela guerra na Síria, que já provocou quase 30 mil mortos. É uma crise complicada, – afirma o cardeal – que não coloca em perigo somente a comunidade cristã, mas toda a sociedade. Os cristãos na Síria sempre serão construtores de paz e artífices de reconciliação. Na sua entrevista renovou o apelo para que cessem as violências e se dê prioridade à via do diálogo e da reconciliação. até porque é importante preservar a unidade do país, em que todos, inclusive as minorias, tenham um papel fundamental para contribuir para o bem da sociedade.

Pronunciou-se também sobre a Primavera Árabe, na qual vislumbra uma oportunidade e um desafio: Em muitas mudanças que se vêem está na origem um desejo de maior justiça e participação na vida política , elementos que encontram grande sintonia com os valores promovidos pelo Cristianismo da dignidade da pessoa e da importância da família.