O Sudão do Sul vai receber aquele que será o seu primeiro museu. Especialistas apoiam a construção do edifício e esperam que o projeto faça parte da afirmação da identidade nacional do país
O Sudão do Sul vai receber aquele que será o seu primeiro museu. Especialistas apoiam a construção do edifício e esperam que o projeto faça parte da afirmação da identidade nacional do paísUm grupo de especialistas visita até sábado, 22 de setembro, a capital do Sudão do Sul, Juba, para dar assistência às entidades envolvidas no projeto de construção do primeiro museu do país, informa o portal da Rádio das Nações Unidas. O governo do Sudão do Sul está a trabalhar para que a diversidade dos povos locais seja respeitada, um elemento considerado essencial para a paz e estabilidade social do país. Segundo a Unesco, o museu vai contar a história dos povos do país mais novo do mundo, que declarou independência há um ano. O grupo de especialistas espera que o local faça parte da construção da identidade nacional, tida pela organização como base para a paz e o desenvolvimento sustentável no país.
De acordo com a Rádio ONU, com a construção do museu, pretende-se que a população tenha um espaço para interagir com os acontecimentos do passado, descobrir as complexidades da sua história e, desta forma, construir um futuro unido. O primeiro Museu Nacional do Sudão do Sul deverá ilustrar histórias para o ensino através de objetos, obras de artesanato, gravações, imagens de vídeo, e outras expressões culturais. a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura apoia a iniciativa que também envolve o Ministério da Cultura do Sudão e o British Council, entidade promotora da cultura do Reino Unido.