120 mil pessoas apoiam 12 jovens em greve de fome contra a «lavagem do cérebro» imposto pelo governo de Pequim nas escolas de Hong Kong
120 mil pessoas apoiam 12 jovens em greve de fome contra a «lavagem do cérebro» imposto pelo governo de Pequim nas escolas de Hong KongEste projeto de educação nacional consiste num certo número de horas letivas que cada escola de Hong Kong deve inserir no seu programa para ensinar os grandes resultados na história da China obtidos e atribuídos ao Partido comunista de Pequim. Dever-se-ia dar grande realce ao desenvolvimento económico da madre pátria, mas seria proibido tocar argumentos relacionados com os direitos humanos, o massacre de Tiananamen, a liberdade religiosa e a controversa e violenta história do Partido comunista chinês.

O cardeal Zen de Hong Kong, desde sempre opositor deste tipo de educação, definiu-a uma lavagem do cérebro, imposta por Pequim nas escolas. além do cardeal estavam presentes na manifestação algumas das grandes personalidades democráticas mais renomadas de Hong Kong, entre as quais o grande democrata Martin Lee Chu-ming.

Dezenas de milhares de manifestantes juntaram-se aos 12 jovens estudantes que desde há dias estão em greve de fome diante da sede do governo. Estudantes, pais, professores, sindicalistas, políticos e até proprietários de empresas são contrários à inserção destas horas de falso patriotismo nas escolas desta ex-colónia britânica.