as autoridades religiosas de Jerusalém tinham ficado chocadas com as atitudes de alguns dos discípulos de Jesus. Eles não seguiam muito religiosamente as tradições dos antigos
as autoridades religiosas de Jerusalém tinham ficado chocadas com as atitudes de alguns dos discípulos de Jesus. Eles não seguiam muito religiosamente as tradições dos antigos ao escutar a critica, que no fundo era dirigida a Ele, Jesus aproveita a ocasião para deixar o seu ensinamento. acusou os chefes judaicos de serem hipócritas e de se preocuparem apenas com as tradições, esquecendo o mandamento de Deus. a discussão revela o clima áspero entre Jesus e as autoridades, o que O levou a abandonar o território judaico para se refugiar em território pagão. É neste contexto que acontece o episódio narrado no evangelho do 23º domingo comum. O milagre apesar de estar em território pagão, as pessoas parecem saber quem é Jesus e ter conhecimento dos seus poderes. Trazem-lhe uma pessoa surda-muda e pedem-lhe para que a cure. Sem grandes demoras, Jesus afasta-se com a pessoa e, a sós, realiza o milagre, precedido de alguns gestos: tocar nos ouvidos e na boca, olhar para o céu e a ordem final. Terminado o ritual, acontece o milagre. O que mais chama a atenção é que não é a pessoa interessada que pede o milagre, mas um grupo de pessoas faz-se intercessor da necessidade desta pessoa surda. Noutros milagres encontramos o pedido cheio de fé de alguém que vê acontecer o milagre, exatamente graças à sua fé. Neste caso, é a fé das pessoas que acompanham a pessoa surda que serve de base ao milagre e a pessoa agora pode escutar e falar livremente. a vida está restaurada e a pessoa já pode viver plenamente.

O milagre resgata da maldição e conduz à bênção

Neste episódio podemos ver a importância de uma comunidade. Ela é capaz de levar até Deus as necessidades de toda a humanidade. Hoje as comunidades de fé parecem ter perdido o encanto de celebrar juntos a mesma fé. apesar das celebrações comunitárias, às vezes, mais se parecem com estranhos que estão no mesmo local. Talvez até as orações se tornaram apenas orações pessoais. Cada um apresenta apenas as suas necessidades a Deus, esquecendo o outro, que também está necessitado. a comunidade de fé tem a missão de ser intercessora, isto é, deve levar Àquele que pode dar a verdadeira vida, ao médico do corpo e da alma. Uma comunidade que esquece esta sua missão, não é verdadeira comunidade cristã.

Surdo-Mudo

Para o evangelista Marcos, o surdo-mudo representa aqueles que se fecharam no seu mundo, que vivem de forma egoísta, que pensam unicamente em si mesmos e estão totalmente isolados dos outros. Muitas vezes é assim que somos: autênticos surdos e mudos, incapazes de escutar Deus e os que estão ao nosso lado.como consequência, tornamo-nos incapazes de falar, de comunicar. E o desfecho é o isolamento total.

Para eles, Marcos quer mostrar o caminho. Jesus irá mudar completamente as suas vidas, apenas devem deixar que Ele toque o seu coração. Nesse momento acontecerá uma transformação e deixarão de estar isolados, para se sentirem parte da grande família de Deus.

Tudo o que faz é admirável

O relato evangélico termina com a exclamação das pessoas, de que tudo o que Jesus faz é admirável. Ora este desabafo faz recordar o texto de Gen 1, 31, onde após o momento da criação se diz que Deus vê que a sua obra é boa e admirável. Jesus realiza tudo de uma forma admirável. Está a prolongar o momento da criação ao levar à plenitude o Reino de Deus. ao longo da próxima semana contemplemos quantas coisas admiráveis Deus faz na vida de cada um de nós. Estejamos atentos e agradeçamos todas as maravilhas que Deus nos oferece.