Grupos de teatro na Suazilândia trabalham na educação das povoações rurais. as agências humanitárias encomendam peças de teatro temáticas, que levam a sua mensagem às pessoas.
Grupos de teatro na Suazilândia trabalham na educação das povoações rurais. as agências humanitárias encomendam peças de teatro temáticas, que levam a sua mensagem às pessoas. Os grupos de teatro da Suazilândia enfrentam novos desafios: promover o desenvolvimento, mais que a arte. Regularmente têm o encargo de escrever e representar peças de teatro, com temas que vão desde a prevenção da Sida aos direitos das mulheres e crianças.
Os pedidos vêm de varias organizações das Nações Unidas, de organizações locais e até do governo. “O teatro é mantido com apoios das agências que sabem ser mais fácil chegar ao povo através de actores com uma mensagem divertida”, disse andreas Mavuso, director artístico do Teatro Educacional do Povo.
No entanto, durante um simpósio na semana passada no Mbabane Theatre Club, o único teatro permanente do país, alguns participantes queixaram-se da falta de variedade nos temas pedidos: “é só sobre Sida!”.
O teatro por encomenda, normalmente, é montado numa tournée a nível nacional, sobretudo pelas zonas rurais. Os chefes são contactados para reunir as pessoas da povoação, regra geral aos fins-de-semana, e os actores improvisam palcos. as actuações estão dependentes da iluminação natural e das condições climatéricas.