Conselho Pontifício dos Leigos organiza, em colaboração com a igreja local, o segundo congresso panafricano do laicado católico. O evento terá lugar em Iaoundé, capital dos Camarões no início de setembro
Conselho Pontifício dos Leigos organiza, em colaboração com a igreja local, o segundo congresso panafricano do laicado católico. O evento terá lugar em Iaoundé, capital dos Camarões no início de setembroSer testemunhas de Jesus Cristo na África de hoje, é o tema do encontro, que terá lugar de 4 a 9 de setembro e pretende ser um apoio aos cristãos do continente africano. Na eminência do início do ano da Fé é-lhes pedido para aprofundar a sua vocação cristã. Enviados pelas conferências episcopais dos seus países, são esperados mais de 300 delegados, membros de associações e movimentos cristãos de toda a África, refere o órgão da Santa Sé, Osservatore Romano.
a grande maioria dos delegados serão jovens, se pensarmos que a faixa etária entre os 15 e 24 anos representa mais de 20 por cento da população africana e 42 por cento da população do continente tem menos de 15 anos. Depois da análise da situação geopolítica e das prioridades da Igreja africana, foi tomada a decisão de refletir sobre a magna carta do apostolado dos leigos, chamada Christifideles laici. Naturalmente os trabalhos terão presentes outros importantes documentos nomeadamente as exortações apostólicas pós sinodais do continente africano, Ecclesia in africa(1995) eafricae munus(2011).
O contexto eclesial africano aconselha a que o congresso olhe para a Igreja como Família de Deus, colocando o acento sobre a responsabilidade dos leigos na construção da comunhão. Particular atenção será dedicada ao empenho dos leigos nos diferentes âmbitos da vida pública, da justiça, da paz e reconciliação. Muitas indicações dos documentos pós-sinodais são relativas à esfera secular e dizem respeito sobretudo aos leigos que são exortados a um renovado compromisso eclesial e civil.