Programa alimentar Mundial realizou o primeiro de uma série de lançamentos aéreos para reabastecer rapidamente os stocks cada vez pequenos de alimentos para mais de 100 mil famílias que fugiram dos combates no Sudão
Programa alimentar Mundial realizou o primeiro de uma série de lançamentos aéreos para reabastecer rapidamente os stocks cada vez pequenos de alimentos para mais de 100 mil famílias que fugiram dos combates no SudãoQuarta-feira à tarde, 32 toneladas de trigo chegaram aos acampamentos de refugiados em Maban County, neste estado do alto Nilo, revelou a diretora executiva do Programa alimentar Mundial (PaM), Ertharin Cousin, que tem estado de visita ao país nos últimos dois dias.
Há cerca de 170 mil refugiados sudaneses atualmente no Sudão do Sul, de acordo com o gabinete do alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR). Todos os dias chegam mais cidadãos do Sudão aos estados sul-sudaneses do Kordofan e do Nilo azul, fugindo à guerra e à escassez de alimentos. a maioria dos recém-chegados vêm desidratados e desnutridos.
Ertharin Cousin, que se tem reunido com os refugiados atendidos pelo PaM, disse que a expedição desta quarta-feira partiu de avião da Etiópia e foi o suficiente para alimentar 2100 pessoas durante um mês com o trigo lançado, mas o objetivo último é promover a resiliência destas populações fragilizadas.