O ministro turco dos Negócios Estrangeiros e responsáveis da Organização de Cooperação Islâmica visitaram o estado birmanês de Rakhine, que viveu há pouco tempo confrontos étnicos mortais com milhares de deslocados
O ministro turco dos Negócios Estrangeiros e responsáveis da Organização de Cooperação Islâmica visitaram o estado birmanês de Rakhine, que viveu há pouco tempo confrontos étnicos mortais com milhares de deslocadosO convite partiu do Governo de Mianmar, nome que o regime militar impôs ao país no lugar de Birmânia. E no final da visita de estudo liderada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros turco, ahmet Davutoðlu, o enviado especial do secretário-geral da ONU, Vijay Nambiar, sublinhou que passos positivos ajudarão a apoiar o processo contínuo de Mianmar de democratização e de reforma.

Recentes tensões entre budistas e muçulmanos rohingya, no oeste do estado de Rakhine, fizeram pelo menos uma dúzia de civis mortos e deixaram centenas de casas destruídas, bem como pelo menos 64. 000 pessoas deslocadas.
a delegação da Turquia visitou os campos de muçulmanos e budistas deslocados pelos conflitos, onde a ajuda humanitária prestada pela Turquia foi distribuída, no que representa o primeiro apoio aceite por Mianmar fora daquela que é dada pela ONU, de acordo com Vijay Nambiar.