Realiza-se, a 9 e 10 de Junho, a peregrinação nacional das crianças a Fátima. O tema, “Não matarás. a vida é um dom do Senhor!”, está relacionado com o tema anual do santuário, o quinto mandamento.
Realiza-se, a 9 e 10 de Junho, a peregrinação nacional das crianças a Fátima. O tema, “Não matarás. a vida é um dom do Senhor!”, está relacionado com o tema anual do santuário, o quinto mandamento. Os organizadores da peregrinação pretendem ajudar as crianças, famílias e educadores a tomar consciência do valor da vida, qual dom de Deus. Um dom que não se pode tirar a ninguém, mas pode dar-se por amor.
as cerimónias, ritos e gestos da peregrinação têm o objectivo de promover nas crianças o respeito pela vida onde quer que se encontrem, desde a protecção da natureza, até ao ponto de ver no próprio perdão um atitude a favor da vida, que se dá e recebe nesse gesto de reconciliação.
O bispo auxiliar de Lisboa, anacleto de Oliveira, sagrado bispo a 24 de abril de 2005, em Fátima, preside á peregrinação. Ele foi, durante vários anos, membro da equipa organizadora da peregrinação das crianças.
O grupo infantil Schola Cantorum Os Pastorinhos de Fátima, do santuário de Fátima, animará o canto da celebração eucarística de 10 de Junho. Criado em 2004, o grupo conta actualmente com a voz de sessenta crianças, recrutadas nos estabelecimentos de ensino pertencentes ao agrupamento de Escolas e Jardins de Infância de Fátima.
Esperam-se em Fátima milhares de crianças de todo o país, à semelhança dos anos anteriores. É aconselhável que os grupos de peregrinos cheguem o mais cedo possível a Fátima, na manhã de 10, para evitar problemas de trânsito.

Ver: Programa da Peregrinação das Crianças