Num momento em que se vive uma crise económica que tem afetado particularmente os jovens, o secretário-geral da ONU apelou para a inclusão maior e mais significativa da juventude nos processos de decisão
Num momento em que se vive uma crise económica que tem afetado particularmente os jovens, o secretário-geral da ONU apelou para a inclusão maior e mais significativa da juventude nos processos de decisãoBan Ki-moon deixou o alerta para o facto de podermos ter uma geração perdida se não se tomarem medidas urgentes. Hoje, esta geração de jovens – a maior que o mundo jamais conheceu, da qual a grande maioria vive em países em desenvolvimento – tem um potencial sem precedentes para fazer avançar o bem-estar de toda a família humana, disse Ki-moon numa mensagem para assinalar este domingo, Dia Internacional da Juventude.
a crise económica mundial atingiu de forma dura a juventude. Muitos estão compreensivelmente desanimados pelas desigualdades crescentes. Um grande número de jovens não tem perspetivas imediatas e está privado de direitos a partir dos processos políticos, sociais em desenvolvimento nos seus países, acrescentou Ki-moon. Sem medidas urgentes, corremos o risco de criar uma geração perdida’, de talento e sonhos desperdiçados. Na sequência de uma recomendação da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis “‹”‹pela Juventude, realizada em 1988 em Lisboa, a assembleia Geral da ONU declarou um ano depois o dia 12 de agosto como da Juventude. O tema do Dia deste ano é Construindo um Mundo Melhor: Parcerias com a Juventude, destinado a desenvolver e a comprometer-se em parcerias com e para a juventude.