apesar do ressurgimento do ví­rus da pólio em 2005, o país lusófono não registou novos casos desta doença incapacitante durante um ano inteiro. O mundo está assim a caminhar em direção ao objetivo final de uma erradicação global
apesar do ressurgimento do ví­rus da pólio em 2005, o país lusófono não registou novos casos desta doença incapacitante durante um ano inteiro. O mundo está assim a caminhar em direção ao objetivo final de uma erradicação globalOs resultados laboratoriais confirmaram que o último caso de vírus selvagem de pólio foi o de uma criança de 14 meses de idade da província de Uíge, angola, em julho de 2011, após anos de esforços concertados entre o Governo e os seus parceiros para travarem o surto, que se espalhou para países vizinhos, de acordo com um comunicado conjunto da Organização Mundial da Saúde (OMS), a UNICEF e o Governo de Luanda.
Este sucesso é o resultado da melhoria na qualidade das campanhas da pólio, ano após ano, sublinhou o representante da OMS em angola, Jean-Marie Yameogo, que também creditou o alto compromisso de responsáveis governamentais em todos os níveis e o empenho da sociedade civil.
Outros fatores contribuíram para estes resultados: a melhoria da vigilância da doença, a vacinação de rotina e a melhoria na coordenação dos esforços dos países vizinhos, juntamente com o maior acesso das populações a água potável e o saneamento, de acordo com o comunicado conjunto.