a missão de paz conjunta das Nações Unidas e da União africana do Darfur exprimiu a sua profunda preocupação com a recente violência e ataques contra civis na cidade de Kutum, no estado sudanês de Darfur do Norte
a missão de paz conjunta das Nações Unidas e da União africana do Darfur exprimiu a sua profunda preocupação com a recente violência e ataques contra civis na cidade de Kutum, no estado sudanês de Darfur do Norteapelo a todas as partes envolvidas para deporem as suas armas, procurarem uma solução pacífica e o diálogo. a morte e a destruição não são a resposta. Foi com este apelo que Ibrahim Gambari, representante especial conjunto e chefe da missão de paz, conhecida pela sigla UNaMID, desafiou as diferentes partes na região do Darfur.
É minha esperança que o governo restabeleça prontamente a lei e a ordem na área, cumprindo a sua responsabilidade de proteger os civis e permitir que os recém-deslocados regressem para as suas casas, acrescentou a UNaMID em comunicado à imprensa. a missão de paz notou que os incidentes se iniciaram a 1 de agosto, com um tiroteio sobre o representante do distrito de alwaha e o seu motorista, numa ação de carjacking, realizada por três homens armados não identificados. O veículo foi recuperado no mesmo dia, nas proximidades do campo de Kassab – que acolhe pessoas deslocadas internamente.