Pelo desenvolvimento e a paz de todos os povos, pela solução dos problemas da humanidade e para que o mundo aceite de Cristo o pão da felicidade e da salvação que só Ele pode dar, oremos: Ouvi-nos, Senhor!
Pelo desenvolvimento e a paz de todos os povos, pela solução dos problemas da humanidade e para que o mundo aceite de Cristo o pão da felicidade e da salvação que só Ele pode dar, oremos: Ouvi-nos, Senhor!O que mais preocupa a humanidade é o pão de cada dia. Entendido como alimento material, o pão significa as carências fundamentais da vida de cada um. Numa frase que engloba todos os alimentos necessários, disse Deus a adão e Eva: Também vos dou todas as ervas com semente que existem à superfície da terra, assim como todas as árvores de fruto com semente, para que vos sirvam de alimento (Génesis 1, 29). É consolador ver como o nosso Deus quis expressamente escrever no Livro da sua Palavra este seu cuidado e carinho para connosco. Bem aproveitada, a terra tem a capacidade de produzir tudo o que é necessário à subsistência de todos os povos. Infelizmente há zonas humanas que, egoisticamente, gastam percentagens ingentes do que produz a terra, pouco deixando para o resto da humanidade. Não sem fundamento a sociedade dos nossos tempos foi definida como civilização do desperdício.
Crer que se pode ser feliz só com a abundância de bens materiais é uma contradição que tantas penas trouxe e traz às sociedades e aos indivíduos. Diz a Palavra de Deus no Livro do Génesis: Deus criou o ser humano à sua imagem e semelhança, à imagem de Deus o criou, homem e mulher os criou (Gén 1,26-27). O antigo Testamento, e muito da história humana, é uma descrição que mostra como o homem encontra imensos obstáculos à sua própria felicidade, quando não vive à imagem e semelhança de Deus. Explica-nos Jesus Cristo, no evangelho do 18º domingo do tempo comum: Eu sou o pão da vida: quem vem a mim, nunca mais terá fome e quem acredita em mim nunca mais terá sede. O pão de Deus é o que desce do Céu para dar a vida ao mundo.

Na questão da felicidade humana, muito se reduz à prática da afirmação que Jesus nos apresenta: a obra de Deus consiste em acreditardes em quem Ele enviou. Quer dizer, acreditar em Jesus Cristo, Filho de Deus Salvador. Nem sequer significa acreditar simplesmente nas palavras de Jesus Cristo, mas acreditar n’Ele. Quer dizer, aceitá-lo como mestre, guia e salvador da humanidade e de cada ser humano. Que bom se cada homem e mulher, jovem e criança repetisse muitas vezes no seu coração: Senhor, dá-nos sempre desse pão!, como lembra o evangelho.como nós sabemos por experiência, nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus, como canta o refrão do aleluia da missa. Para terminar, eis o que nos diz São Paulo na leitura: Deixai-vos renovar no mais íntimo do vosso espírito, adquirindo os hábitos do homem novo criado à imagem de Deus na justiça e na santidade verdadeiras. É Palavra de Deus.