“O tráfico existe! Ignorá-lo é favorecê-lo”, é o slogan de um seminário para defesa da vida e da dignidade humanas. Várias organizações promovem a iniciativa para prevenir e sensibilizar contra esta chaga que se está a desenvolver no país
“O tráfico existe! Ignorá-lo é favorecê-lo”, é o slogan de um seminário para defesa da vida e da dignidade humanas. Várias organizações promovem a iniciativa para prevenir e sensibilizar contra esta chaga que se está a desenvolver no paísDe 3 a 4 de agosto, realiza-se em Bogotá, Colômbia, um seminário sobre o tema Não ao tráfico de seres humanos, organizado pela Conferência dos Religiosos da Colômbia e outras organizações que se dedicam a combater a escravatura humana. Queremos dar visibilidade, sensibilizar e prevenir o crime do tráfico de seres humanos, explica a coordenadora do movimento, a irmã vicentina Genoveva Nieto Guerrero. a iniciativa pretende individuar e lançar estratégias comuns de prevenção deste flagelo que cresce de dia para dia no nosso país, se bem que as denúncias sejam pouquíssimas, declara a religiosa.

as vítimas não denunciam por causa do medo, de ameaças e ignorância, acrescenta a religiosa. Os dados oficiais falam de apenas 217 casos assinalados entre 2005 e 2010. O número é muito baixo em relação à realidade conhecida. Não se trata apenas de prostituição e exploração sexual. São também formas de tráfico humano o trabalho nas minas e nos campos agrícolas, o recrutamento forçado, a mendicidade e a remoção ilegal de órgãos. Explica a coordenadora do movimento.

através da Conferência dos Religiosos da Colômbia, a Igreja está na primeira linha, desde 2004, no combate contra este fenómeno. Segundo a religiosa, as estratégias de prevenção só poderão ser eficazes quando a sociedade civil desenvolver, a todos os níveis, uma cultura de sanção social contra este crime.