Uma responsável das Nações Unidas renovou o seu apelo ao Canadá e EU a para transferirem Omar Khadr, que passou os últimos dez anos na prisão de Guantánamo. Omar é o único soldado-criança ainda detido nesta prisão americana
Uma responsável das Nações Unidas renovou o seu apelo ao Canadá e EU a para transferirem Omar Khadr, que passou os últimos dez anos na prisão de Guantánamo. Omar é o único soldado-criança ainda detido nesta prisão americanaOmar Khadr é cidadão canadiano e foi detido no afeganistão em 2002, quando tinha 15 anos de idade, por supostamente ter lançado uma granada que matou um soldado americano.
Radhika Coomaraswamy, que termina o seu mandato como representante especial do secretário-geral da ONU para as Crianças e Conflitos armados no final deste mês, apelou aos dois governos para transferirem Khadr para o Canadá, como foi acordado em outubro de 2010.

Omar Khadr foi uma criança-soldado e a nossa experiência por todo o mundo indica claramente que um sistema centrado na reabilitação é muito mais adequado para essas crianças, que foram exploradas e abusadas por adultos, afirmou Radhika Coomaraswamy. Transferi-lo para o Canadá para uma reintegração adequada é a coisa correta a fazer, rematou.