Pranab Mukherjee, 76 anos, assume a presidência da Índia, com o propósito de respeitar o secularismo, a igualdade religiosa e económica. O 13º presidente da Índia, desde a independência, promete combater a pobreza ao assumir o seu novo cargo
Pranab Mukherjee, 76 anos, assume a presidência da Índia, com o propósito de respeitar o secularismo, a igualdade religiosa e económica. O 13º presidente da Índia, desde a independência, promete combater a pobreza ao assumir o seu novo cargoEscolhido nas eleições parlamentares da semana passada, vestido de negro, Pranab Mukherjee toma posse hoje, quarta feira, 25 de julho, tendo já esta manhã visitado, em Nova Déli, os memoriais dedicados ao pai da independência indiana, Mahatma Gandhi, e aos ex-primeiros-ministros Jawaharlal Nehru, Indira Gandhi e Rajiv Gandhi. acompanhado por guardas montados, percorreu a avenida Rajpath e entrou no parlamento indiano, onde jurou perante Deus cumprir o seu cargo, substituindo Pratibha Patil.

a nossa missão é a mesma que a dos pais da independência. Trata-se de eliminar a maldição da pobreza e criar oportunidades para que os jovens possam fazer avançar este país, afirmou Mukherjee no seu discurso depois da tomada de posse. O novo presidente sublinhou a sua intenção de respeitar o secularismo, a igualdade religiosa e também a igualdade económica, para que os mais pobres possam sentir-se parte desta Índia em crescimento. Mukherjee dedicou parte do seu discurso a criticar a avareza e a corrupção, e chegou mesmo a afirmar que o mundo se encontra imerso numa nova guerra mundial, que é travada contra o terrorismo.

O até agora ministro das Finanças derrotou facilmente o ex-deputado Purno Sangma na votação realizada na passada quinta-feira, por cerca de cinco mil legisladores do parlamento central e das assembleias regionais da Índia. as funções do presidente são de carácter representativo, mas tem o poder de encarregar a formação do governo, algo que pode ser fundamental se as eleições de 2014 não tiverem um vencedor claro.

assistiram à cerimônia o primeiro-ministro, Manmohan Singh, e a líder do partido do Congresso, Sonia Gandhi, além dos deputados e das principais autoridades do país, que se orgulha de ter o maior sistema democrático do mundo. O novo presidente nasceu em 1935 no seio de uma família de classe média na região de Bengala, no nordeste da Índia. Foi professor e jornalista antes de entrar na política dentro do partido socialista e laico da família Gandhi. Desde 1969, data de sua entrada no parlamento, Mukherjee já foi ministro dos Negócios Estrangeiros, das Finanças e da Defesa.