a violência sexual no leste da República Democrática do Congo, alegadamente perpetrada por grupos armados, incluindo o dos soldados renegados conhecido por M23, foi condenada. apelo para que as autoridades investiguem os crimes
a violência sexual no leste da República Democrática do Congo, alegadamente perpetrada por grupos armados, incluindo o dos soldados renegados conhecido por M23, foi condenada. apelo para que as autoridades investiguem os crimesComo a violência cresce no leste da República Democrática do Congo, estou profundamente preocupado que a violência sexual seja mais uma vez um padrão neste conflito. No contexto das actividades ilegais dos grupos armados, foram relatados crimes graves, sublinhou esta quarta-feira o representante especial do secretário-geral da ONU para a Violência Sexual em Conflitos, Vijay Nambiar.
Num incidente na aldeia de Epulu, na província de Orientale, membros de uma milícia local, conhecida como Mai Mai Simba, supostamente violaram várias mulheres a 24 de junho e sequestraram outras para serem usadas como escravas sexuais, avançou Nambiar, notando também relatos de atividades do M23.
Condeno a violência sexual perpetrada pelos [soldados] alegadamente amotinados do M23 e outros grupos armados e apelo às autoridades para investigarem os crimes prontamente de forma a que os autores sejam responsabilizados, sublinhou. Os grupos armados devem depor as armas. E qualquer apoio externo ao M23 precisa de parar.