a Costa do Marfim está a fazer progressos significativos para a paz, a estabilidade e o desenvolvimento, mas necessita do apoio contí­nuo do Conselho de Segurança da ONU, num momento em que o país assume desafios importantes
a Costa do Marfim está a fazer progressos significativos para a paz, a estabilidade e o desenvolvimento, mas necessita do apoio contí­nuo do Conselho de Segurança da ONU, num momento em que o país assume desafios importantesUma situação ainda volátil de segurança e a reconciliação nacional são pontos essenciais para o futuro imediato. O representante especial do secretário-geral das Nações Unidas e responsável da Operação da ONU na Costa do Marfim (ONUCI), Bert Koenders, disse que a economia do país está a recuperar, progressivamente há uma reinserção social na região e situação de segurança global melhorou, desde o fim das crises pós-eleitorais no ano passado.
O alerta no entanto está lá, segundo Koenders. Isto não deve prejudicar a imagem positiva [alcançada] mas, de facto, o país continua a enfrentar desafios e ameaças significativas e importantes à medida que caminha para uma fase de consolidação da paz, afirmou.
Nas duas últimas semanas, o país tem vivido alguma ansiedade política, provando que questões que estiveram na origem do conflito – como questões relacionadas com a terra, com as forças de segurança não reformadas, a impunidade e a falta de reconciliação nacional e de diálogo político – necessitam de ser resolvidas urgentemente e de forma transparente para o benefício de todos os marfinenses, rematou.