a comissão dos episcopados de comunidade europeia reúne-se anualmente com as instituições da União Europeia. a imigração causada pela procura de trabalho levanta problemas à educação dos jovens
a comissão dos episcopados de comunidade europeia reúne-se anualmente com as instituições da União Europeia. a imigração causada pela procura de trabalho levanta problemas à educação dos jovensO vice-presidente da comissão dos episcopados da União Europeia (COMECE), o bispo italiano Gianni ambrosio sublinhou a necessidade de proteger o domingo como dia de repouso semanal comum, em toda a Europa. É de importância fundamental para as relações entre os cidadãos, para a vida social e espiritualidade de toda a pessoa, para as comunidades locais, relembrou o prelado italiano.

Por seu lado o representante espanhol na comissão dos episcopados, adolfo Gonzales-Montes, fez referência á situação que se vive no seu país, a Espanha, e pediu políticas sólidas e verdadeiramente eficazes para contrariar o desemprego jovem. ao mesmo tempo, apontou o papel chave que os fundos europeus podem desempenhar no plano social para a formação das pessoas e para a coesão territorial.

O bispo romeno, Virgil Bercea, vice-presidente da COMECE sublinhou o facto que muitas famílias do Leste vivam em situações particularmente difíceis devido à falta de trabalho. Os filhos crescem sem a presença dos pais, fazendo-se sentir a falta do seu papel essencial na educação deles. Neste sentido, desafiou as instituições comunitárias a promover iniciativas que favoreçam o desenvolvimento económico e o mercado de trabalho nos países de Leste.