apesar de uma aparente maior estabilidade dos mercados internacionais das matérias primas agrícolas, os preços mundiais da alimentação “continuarão a subir no decorrer do próximo decénio”. O aumento será provocado pela elevada procura
apesar de uma aparente maior estabilidade dos mercados internacionais das matérias primas agrícolas, os preços mundiais da alimentação “continuarão a subir no decorrer do próximo decénio”. O aumento será provocado pela elevada procuraOs preços dos produtos alimentares estão dependentes da procura em aumento que se regista nas economias emergentes, assim como do abrandamento do crescimento da produção global, refere um relatório da FaO, organismo das Nações Unidas para a agricultura e alimentação, publicado recentemente em Roma. O secretário-geral da Organização para a cooperação económica e desenvolvimento, angel Gurria, afirma que para satisfazer as exigências alimentares e nutricionais das gerações futuras são essenciais um aumento da produtividade, um crescimento verde forte e mercados abertos.

angel Gurria adverte que os governos deveriam renunciar a práticas distorsivas do comércio e criar um ambiente favorável a uma agricultura florente, sustentada por uma melhoria da produtividade. Os preços dos produtos alimentares atingiram o seu máximo em fevereiro de 2011. Segundo a FaO, contribuíram para isso as revoltas da chamada primavera árabe do Médio Oriente e do Norte de África.

Nos últimos três meses, ainda segundo a mesma organização das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura, registou-se uma descida dos preços dos produtos alimentares. No entanto está-se a prever, proximamente, uma inversão deste movimento. Espera-se um salto em julho devido à seca que atingiu a produção de milho e soja nos Estados Unidos da américa.