Quando este país africano está a celebrar um ano de independência, a UNICEF apelou para que os direitos das crianças sejam uma prioridade, sublinhando que elas são vitais para o crescimento da jovem nação e para a sua estabilidade
Quando este país africano está a celebrar um ano de independência, a UNICEF apelou para que os direitos das crianças sejam uma prioridade, sublinhando que elas são vitais para o crescimento da jovem nação e para a sua estabilidade a fundação de um pacífico e próspero Sudão do Sul só pode ser forte se investir nos jovens cidadãos do país, reiterou o representante da UNICEF no país, ali Yasmin Haque. Eles necessitam de ser prioridade para todos, para que a próxima geração possa desempenhar um papel ativo e significativo na construção desta nova nação”.
O Sudão do Sul tornou-se independente do Sudão a 9 de julho do ano passado, que se celebra segunda-feira, seis anos depois da assinatura de um acordo de paz que encerrou décadas de guerra entre o norte e o sul do então Sudão unificado.

Metade da sua população tem atualmente menos de 18 anos de idade, mas o país tem indicadores sociais muito pobres, incluindo uma elevada taxa de mortalidade materna e infantil, altas taxas de analfabetismo e desnutrição e infra-estruturas muito limitadas, tornando-o um dos mais arriscados lugares do mundo para uma criança nascer. a medição do progresso deve traduzir-se em resultados concretos para as crianças, afirmou Haque. Precisamos de melhorar as oportunidades das crianças para sobreviverem para além dos cinco anos, irem à escola e estarem protegidas da violência e dos conflitos”.