a Igreja da Natividade, em Belém, que a tradição cristã identifica como o local de nascimento de Jesus, foi inscrito esta sexta-feira na lista do Património da Humanidade, mas ao mesmo tempo na lista dos sítios em perigo
a Igreja da Natividade, em Belém, que a tradição cristã identifica como o local de nascimento de Jesus, foi inscrito esta sexta-feira na lista do Património da Humanidade, mas ao mesmo tempo na lista dos sítios em perigoJesus Cristo terá nascido no local em que está hoje a Basílica da Natividade. Mas este templo e a rota de peregrinação no local foram colocados na lista do Património Mundial em Perigo, uma vez que está a sofrer danos devido a infiltrações de água, de acordo com um comunicado de imprensa divulgado pela UNESCO.
a igreja foi construída naquele lugar em 339 dC e o edifício que substituiu o original, depois de um incêndio no século VI, mantém mosaicos da construção original. O local situa-se a 10 quilómetros a sul de Jerusalém e é um complexo que inclui a igreja, bem como conventos e igrejas de franciscanos, gregos ortodoxos e arménios, que codirigem a estrutura, muitas vezes de forma conflituosa.
a lista de património da humanidade integra a do património em perigo, que tem como objetivo informar a comunidade internacional das ameaças aos valores universais pelos quais esse património foi reconhecido, visa incentivar uma ação corretiva.