Em Roraima, Brasil, povos indígenas e trabalhadores do campo e da cidade deram as mãos, no movimento “Nós Existimos”, para se oporem à exclusão social, à discriminação e à desigualdade.
Em Roraima, Brasil, povos indígenas e trabalhadores do campo e da cidade deram as mãos, no movimento “Nós Existimos”, para se oporem à exclusão social, à discriminação e à desigualdade. O movimento Nós Existimos é uma iniciativa pioneira e única no Brasil. Trata-se de uma aliança firmada entre trabalhadores do campo e da cidade, e dos povos indígenas na luta pelo reconhecimento de seus direitos, cidadania e justiça social. a sua origem enraíza-se na realidade peculiar e dura, vivida em Roraima.
ver documento em pdf

Realidade de Roraima
No estado de Roraima vivem povos indígenas de 10 etnias. Possui 15 municípios e uma população residente de aproximadamente 325 mil habitantes – a menor densidade demografia do Brasil. a actividade económica do estado baseia-se principalmente na agropecuária e indústria madeireira.
Os migrantes, por sua vez, não se identificam culturalmente como povo de Roraima e sonham voltar para suas terras de origem, depois de fazerem fortuna. O resultado é a ruptura com a própria identidade e a consequente fragmentação da sociedade.
ver documento em pdf

Em Roraima, desde a sua criação, têm sido pródigas as injustiças sociais e o silenciar do povo com promessas assistencialistas, praticadas pelos que detêm o poder político e económico. Enquanto isso, o estado é desbaratado através de esquemas de corrupção, que desviam milhões de reais de verbas públicas destinadas aos sistemas de saúde, educação, habitação, transportes, agricultura, que acabam por falir e deixar de exercer sua função social.
Todos estes factores impedem ou dificultam o fortalecimento das pessoas como cidadãos e sujeitos políticos na luta pela garantia de seus direitos e na busca de soluções para os problemas do aqui e do agora. assim, prevaleceu e consolidou-se a realidade de Roraima: um cenário de exclusão social, discriminação e desigualdade.
Roraima encontra-se no extremo norte do Brasil. Possui uma área total de 225. 116, 01 quilómetros quadrados e faz fronteira com a Venezuela e a República da Guiana.