Os enviados da União africana e das Nações Unidas destacaram uma nova estratégia regional que esperam venha a pôr um fim às atividades do Exército de Resistência do Senhor (LRa) e ajudar as populações afetadas
Os enviados da União africana e das Nações Unidas destacaram uma nova estratégia regional que esperam venha a pôr um fim às atividades do Exército de Resistência do Senhor (LRa) e ajudar as populações afetadasO sucesso da nova estratégia desenhada para derrotar os rebeldes do LR a depende da vontade de todos os atores para apoiar e implementar as ações propostas, sublinhou esta terça-feira o representante especial do secretário-geral da ONU e responsável do gabinete regional das Nações Unidas para a África Central (UNOCa), abou Moussa.

Embora a estratégia tenha sido desenvolvida pela Organização das Nações Unidas, o processo foi concretizado em consulta com a União africana (Ua), os estados afetados e os seus parceiros. Daí o sucesso depender da vontade de todos.
O objetivo final é assegurar que o LR a seja bloqueado, aqueles que estão a sofrer com as suas atrocidades sejam assistidos e oferecer a oportunidade às populações afetadas de instalarem infra-estruturas e programas de desenvolvimento a longo prazo, que garantam que os fatores que contribuiram para o estabelecimento de grupos rebeldes como este sejam erradicados, acrescentou.
O LR a levou a cabo as piores atrocidades no norte de Uganda na década de 1990, mas desde 2004 através de um esforço militar sustentado foi travado. No entanto, membros do grupo insurgente continuaram a atacar civis no Sudão do Sul, na República Centro-africana e na República Democrática do Congo (RDC).