ONU apelou esta segunda-feira ao Sudão do Sul para desenvolver um plano abrangente que reduza a violência neste estado. Uma investigação revelou que ataques custaram a vida a centenas de pessoas em 2011 e no início de 2012
ONU apelou esta segunda-feira ao Sudão do Sul para desenvolver um plano abrangente que reduza a violência neste estado. Uma investigação revelou que ataques custaram a vida a centenas de pessoas em 2011 e no início de 2012O relatório, elaborado pela Missão da ONU no Sudão do Sul (UNMISS) com o apoio do alto Comissariado para os Direitos Humanos (OHCHR), documenta crimes e violações dos direitos humanos que ocorreram durante o ciclo de ataques entre os grupos étnicos Murle e Lou Nuer.
Neste documento afirma-se que, em dezembro de 2011, um movimento que se estima ter entre seis mil a oito mil jovens armados, militarmente organizados, maioritariamente do grupo Lou Nuer, mobilizados em Jonglei, lançaram uma série de ataques sistemáticos ao longo de 12 dias em áreas habitadas pelos Murle.
a partir de 27 de dezembro passado, pequenos grupos de jovens armados dos Murle começaram a lançar ataques de retaliação sobre áreas dos Lou Nuer e Dinka Bor, que se prolongaram até 4 de fevereiro deste ano. Estes incidentes foram o mais recente num ciclo de ataques de retaliação que se intensificaram ao longo do ano de 2011.