Possí­veis crimes contra a humanidade e crimes de guerra cometidos em território sírio devem levar a comunidade internacional a superar divergências para pôr um fim à violência e às violações dos direitos humanos no país
Possí­veis crimes contra a humanidade e crimes de guerra cometidos em território sírio devem levar a comunidade internacional a superar divergências para pôr um fim à violência e às violações dos direitos humanos no paísTodas as violações dos direitos humanos do povo sírio às mãos das partes do conflito devem acabar. O Governo sírio deve cessar imediatamente o uso de armamento pesado e o bombardeamento de áreas habitadas, ações que constituem possíveis crimes contra a humanidade e crimes de guerra, afirmou a alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay.

Falando na 20 a sessão do Conselho de Direitos Humanos, com sede em Genebra, Navi Pillay sublinhou: Exorto também a comunidade internacional a superar as divisões e a trabalhar para acabar com a violência e as violações dos direitos humanos a que o povo da Síria tem sido submetido. E observou que o esforço deve ser feito para garantir a responsabilização de todos os autores desses crimes e violações, incluindo os que atacaram observadores da ONU no terreno.
No fim de semana, a Missão de Supervisão da ONU na Síria (UNSMIS) anunciou que tinha suspenso as suas atividades de monitorização dos seus observadores por causa da intensificação da violência armada em todo o país nos últimos dias.