Os pequenos trabalhadores de todo o mundo desfrutados e empregados em situação de risco são 115 milhões, mais de metade das crianças sujeitas a trabalho infantil. Trata-se de um fenómeno grave denunciado por um relatório das Nações Unidas
Os pequenos trabalhadores de todo o mundo desfrutados e empregados em situação de risco são 115 milhões, mais de metade das crianças sujeitas a trabalho infantil. Trata-se de um fenómeno grave denunciado por um relatório das Nações UnidasTrabalhos perigosos, sem qualquer medida de segurança, são situações que afetam 115 milhões de crianças em todo o mundo, denunciadas pelo relatório apresentado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) por ocasião do dia mundial contra o trabalho infantil. O evento celebra-se todos os anos desde 2006, em 12 de junho. Em mais de 50 países são organizadas e promovidas manifestações para assinalar a data.

O fenómeno do trabalho infantil é sobretudo grave na Ásia e nas regiões do Pacífico, onde se regista cerca de metade dos pequenos trabalhadores, e em África, onde se contam mais de 65 milhões. Mas o fenómeno também se estende aos países industrializados, onde também há crianças pertencentes a famílias indigentes, que são obrigadas a trabalhar desde tenra idade. Na américa Latina registam-se à volta de 15 milhões de pequenos trabalhadores.

Mais de 72 milhões das crianças sujeitas a trabalho infantil não frequentam a escola. Por exemplo, a Colômbia conta mais de um milhão de crianças que trabalham, sendo que metade são crianças da rua. Venda de flores, formas de abuso, trabalhos forçados, escravatura sexual, crianças soldado ou envolvidas em tráfico de estupefacientes, são algumas das piores formas de exploração de centenas e centenas de milhar de crianças. Um programa das Nações Unidas propõe-se promover o acesso à escola para romper o ciclo de pobreza infantil.