Ofensiva do exército para recuperar algumas cidades que estão nas mãos dos rebeldes levou milhares de pessoas a abandonarem a província de abyan. Número total de deslocados pode chegar a 100 mil
Ofensiva do exército para recuperar algumas cidades que estão nas mãos dos rebeldes levou milhares de pessoas a abandonarem a província de abyan. Número total de deslocados pode chegar a 100 mil a Cruz Vermelha Internacional (CVI) alertou esta sexta-feira para a situação dramática em que se encontram os refugiados no Iémen. Milhares de pessoas fugiram da província de abyan, no sul do país, e muitas outras encontram-se retidas por causa dos confrontos entre militantes da organização terrorista al-Qaeda e o exército governamental.

Segundo a CVI, o número de deslocados pode chegar aos 100 mil. a comida começa a escassear, os preços aumentam e os serviços de saúde tornam-se insuficientes. O facto do exército ter lançado uma ofensiva para tentar recuperar algumas cidades controladas pelos rebeldes ameaça fazer piorar a situação.

Na quinta-feira, dia 7 de junho, pelo menos 17 soldados foram mortos, na região de abyan. E em Saada, mais a norte, os rebeldes Houthi voltaram a atacar, entrando nas casas e detendo dezenas de pessoas que acusaram de terem apoiado o poder central, informou a agência Misna.