Estudantes do ensino básico nos países subsarianos enfrentam inúmeros desafios na sua educação, com salas de aula superlotadas, poucos professores formados, livros escolares em falta e escassos sanitários
Estudantes do ensino básico nos países subsarianos enfrentam inúmeros desafios na sua educação, com salas de aula superlotadas, poucos professores formados, livros escolares em falta e escassos sanitáriosUma criança na África subsariana estudará provavelmente numa sala de aula sobrelotada, que pode atingir os 67 alunos no Chade, por exemplo, em comparação com menos de 30 nos países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). No primeiro estudo deste tipo, foram coligidos dados de 45 países da região para a pesquisa, que foi conduzida pelo Instituto de Estatística da UNESCO.
além disso, muitas classes na região são multiclasses, agrupando crianças de diferentes níveis de ensino, avançou a UNESCO num comunicado à imprensa. Na maioria dos casos, as aulas tendem a agrupar dois graus, mas há relatos de que em Cabo Verde, no Chade, no Congo, na Guiné Equatorial, em Madagáscar, no Mali e no Níger de salas em que se ensinam três ou mais anos de escolaridade. Também as casas de banho e balneários são escassos e muitas vezes sem qualquer separação entre meninos e meninas, de acordo com esta pesquisa da UNESCO.