Está formado o governo iraquiano de transição. as Nações Unidas continuam a trabalhar no campo para assegurar a participação de todas as forças políticas na elaboração da nova constituição.
Está formado o governo iraquiano de transição. as Nações Unidas continuam a trabalhar no campo para assegurar a participação de todas as forças políticas na elaboração da nova constituição. as Nações Unidas (ONU) felicitaram a formação do novo governo iraquiano como um passo importante na transição para a democracia. Todos os sectores foram convidados a participar no processo político. Os árabes sunitas estiveram afastados da recente eleição da assembleia nacional transitória.

” a ONU está comprometida a fazer todo o possível para apoiar o Iraque na preparação para a próxima fase da sua transição Política, especialmente no desenho da nova constituição e nas eleições nacionais,” disse o porta-voz do secretário-geral Kofi annah.

“Os iraquianos são encorajados a unir-se para fazer da histórica transição para uma próspera democracia constitucional,” disse, acrescentando que tudo estava preparado para elaborar a constituição. Espera-se que o texto esteja pronto até ao dia 15 de agosto, para poder ser aprovada em referendo a 15 de Outubro.

Desde as eleições de Janeiro que ashraf Qazi, representante especial do secretário-geral da ONU no Iraque, tem mantido encontros com um largo espectro de personalidades iraquianas num esforço para assegurar a participação de todos os sectores na transição.

Os árabes xiitas representam 60 porcento da população, enquanto que os curdos sunitas e os árabes sunitas representam apenas 20 porcento. Estes últimos eram a força Política dominante durante o regime de Saddam Hussein.