Israel inicia construção de um muro na fronteira com o Líbano. Segundo Israel, uma barreira necessária para melhorar a segurança.com um quilómetro, o muro destina-se a proteger uma cidade israelita situada em frente de uma aldeia libanesa
Israel inicia construção de um muro na fronteira com o Líbano. Segundo Israel, uma barreira necessária para melhorar a segurança.com um quilómetro, o muro destina-se a proteger uma cidade israelita situada em frente de uma aldeia libanesa a construção do muro com extensão de um quilómetro, ao longo da fronteira com o Líbano, iniciou nesta segunda-feira, 30 de abril. Segundo o exército israelita, as defesas precisaram de ser reforçadas com um muro de cimento, entre cinco e sete metros de altura, para separar a cidade de Metulla e a aldeia de Kila.

É planeado para evitar tiros do lado libanês para o lado israelita. No último ano e meio, houve um número considerável de incidentes, afirmou à Israel Rádio o coronel amit Fisher, um comandante veterano. Um cessar-fogo tem sido amplamente mantido ao longo da fronteira desde que Israel entrou em guerra com o grupo libanês Hezbollah, em 2006. Tropas de manutenção de paz das Nações Unidas estão posicionadas na área da fronteira no sul do Líbano.

O exército israelita afirmou que o projeto da fronteira foi concordado com as forças da ONU e o exército libanês. Israel está a construir outro muro de segurança no sul do país, ao longo da fronteira com o deserto do Sinai, Egito. Para justificar a construção, alega preocupações com as atividades de militantes e contrabando.