a 300 metros da igreja matriz situa-se a Rua Senhor dos Passos, onde tem início o percurso de 25 capelinhas e igrejas. Entre as principais contam-se a das almas, Senhor dos Passos, de Nossa Senhora das Dores e o próprio santuário da Santa Cruz
a 300 metros da igreja matriz situa-se a Rua Senhor dos Passos, onde tem início o percurso de 25 capelinhas e igrejas. Entre as principais contam-se a das almas, Senhor dos Passos, de Nossa Senhora das Dores e o próprio santuário da Santa Cruz Mais 15 capelinhas assinalam os passos da Via-Sacra. No meio do caminho, um monte de pedra simboliza a sepultura de Jesus. as capelas abrigam ex-votos dos romeiros que, ao longo de dois séculos, juntaram imagens de devoção popular e quadros com pinturas alusivas às dores de Nossa Senhora e ao martírio de Jesus. O santuário de Santa Cruz de Monte Santo, situado no topo da Serra do Piquaraça, a 490 metros acima do nível do mar, é uma meta obrigatória para quem visita Monte Santo, a 300 quilómetros de Salvador, escreve Jaime Patias, da revista missionária da Consolata, Brasil.

Na madrugada da sexta-feira santa, às 4,30h, a matraca, que substitui o sino na semana santa, anuncia o início da subida da cruz. Os peregrinos caminham com passo firme, subindo escadas que a natureza e a mão humana esculpiram na rocha, para facilitar a escalada. Estou aqui por que tenho fé. Peço que Deus nos dê coragem e paz para o mundo e saúde pra nós todos, explica Darci GonçAlves. Centenas de pessoas, de todas as idades, algumas descalças, seguem a mesma direção: a Santa Cruz.
À frente, vai a Cruz carregada há 45 anos pelo senhor Salveano Joaquim dos Reis, 64 anos. Meu pai já carregava a cruz. É uma fé que tenho no meu coração e estou fazendo a vontade do meu Pai Eterno. Já recebi duas graças para a minha família. Francisco Xavier da Silva veio da roça com a família para participar nas celebrações. a gente pede que Deus dê saúde a todos. Já fiz promessa e cumpri, confessa aliviado. a procissão é recebida por uma bandinha e centenas de fiéis para percorrer as ruas da cidade. além das cerimónias litúrgicas propostas pela Igreja para a Semana Santa, o povo realiza várias procissões carregando imagens pelas ruas da cidade, para implorar a chuva que tanta falta faz para por termo à greve seca que o afeta. a cidade de Monte Santo também acolhe a «Páscoa Jovem, promovida pelos missionários e missionárias da Consolata na Baía. Este ano, 70 jovens de Salvador, Feira de Santana, Jaguarari e Monte Santo para uma experiência de Páscoa ao estilo juvenil. a paróquia de Monte Santo conta com cerca de 140 comunidades espalhadas pelo interior do município e é animada pelos missionários da Consolata.