aquisição de nascentes próximas de colonatos. Habitantes destes usam de ameaças, intimidação e constroem cercas para garantir o controlo dos pontos de águaaquisição de nascentes próximas de colonatos. Habitantes destes usam de ameaças, intimidação e constroem cercas para garantir o controlo dos pontos de águaOs palestinianos têm perdido de forma sistemática o acesso às fontes de água na Cisjordânia, como resultado da aquisição de fontes por colonos israelitas, que usam de ameaças, intimidação e constroem cercas para garantir o controlo dos pontos de água próximos dos colonatos, de acordo com um novo estudo das Nações Unidas divulgado esta segunda-feira.
Trinta das fontes estão em áreas sob o controlo total dos colonos, sem qualquer acesso de palestinianos, de acordo com o levantamento efetuado pelo Gabinete das Nações Unidas para a Coordenação de assuntos Humanitários (OCHa) ao longo do ano passado.
a pesquisa identificou um total de 56 nascentes de água próximas dos colonatos israelitas, a maioria das quais estão localizadas na chamada Área C – o que representa mais de 60 por cento da Cisjordânia, onde Israel mantém o controlo sobre o planeamento, segurança e construção – e em parcelas aceites pela administração central israelita como sendo propriedade privada dos palestinianos.