Governos, empresas e grupos da sociedade civil reúnem-se para discutirem formas de melhor colaborarem para resolver o problema do desemprego jovem
Governos, empresas e grupos da sociedade civil reúnem-se para discutirem formas de melhor colaborarem para resolver o problema do desemprego jovemDezenas de representantes de governos, das empresas e grupos da sociedade civil reúnem-se na sede da ONU em Nova Iorque, EUa, na segunda-feira, para discutirem as formas de melhor colaborarem para resolver o problema do desemprego entre os jovens em todo o mundo.
Esta reunião de segunda-feira é um evento-chave preparatório para o encontro anual do Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC, na sigla inglesa), que se realiza em julho, e que é definida para este ano na construção de parcerias para oferecer mais e melhores empregos para os jovens.
O desemprego dos jovens aumentou tanto em países ricos e pobres, depois da crise financeira mundial iniciada em 2008, com o maior aumento anual no registo relatado em 2009. Em um algum momento, cerca de 76 milhões de pessoas com idades entre os 15 e 24 anos de idade estavam desempregados em todo o mundo. Em Portugal, os dados mais recentes apontam para cerca de 35 por cento.
Muitos jovens com empregos também estão a sofrer, alerta o ECOSOC. O Conselho estima que hoje cerca de 152 milhões de trabalhadores jovens vivem em famílias que estão abaixo do limiar da pobreza, e representam quase um quarto do número total de trabalhadores pobres.