Os funerais de João Paulo II terão lugar sexta-feira, 9 de abril, às 9 horas e será sepultado na cripta da basílica de São Pedro. a decisão foi tomada numa reunião de cardeais.
Os funerais de João Paulo II terão lugar sexta-feira, 9 de abril, às 9 horas e será sepultado na cripta da basílica de São Pedro. a decisão foi tomada numa reunião de cardeais. Pensa-se que estarão em Roma mais de dois milhões de peregrinos para prestar a última homenagem a João Paulo II, cuja salma se encontra na basílica de São Pedro, e para participar nos funerais.

as autoridades italianas estão a preparar-se, juntamente com o Vaticano, para extraordinária afluência de peregrinos a Roma. Foram mobilizados milhares de polícias, médicos, elementos da protecção civil e outras estruturas.

Calcula-se que chegarão a Roma 30 comboios especiais com peregrinos e numerosos autocarros que necessitam de parques especiais. Os aeroportos de Fiumicino e Ciampino estão já em condições de receber os voos extraordinários que vão realizar-se nesta circunstância. Os hospitais da cidade foram alertados para estarem preparados. Foram preparados 15 postos médicos, mobilizados 600 médicos e enfermeiros, e 200 ambulâncias.

a segurança está a ser cuidada com um plano apropriado. Centenas e centenas de homens das forças da ordem estão a ser mobilizados para garantirem a segurança aos peregrinos e aos 200 chefes de estado que já anunciaram a sua presença nas solenes exéquias. Roma estará blindada com uma cintura de controlos preventivos a partir das estações ferroviárias, dos aeroportos, das portagens e através das vias principais das cidades