Liderança da Guiné-Bissau deve transferir-se de acordo com a Constituição do país, espera Ki-moon. Bacai Sanhá morreu aos 64 anos
Liderança da Guiné-Bissau deve transferir-se de acordo com a Constituição do país, espera Ki-moon. Bacai Sanhá morreu aos 64 anosO secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, expressou a esperança de que a liderança da Guiné-Bissau se transfira de acordo com a Constituição deste país africano de língua portuguesa, após a morte esta segunda-feira do Presidente Malam Bacai Sanhá.
Sanhá, de 64 anos, morreu num hospital em Paris, onde estava a receber tratamento médico desde novembro, de acordo com relatos da comunicação social. a sua doença nunca foi revelada.
Num comunicado divulgado pelo seu porta-voz, Ban Ki-moon expressou a sua profunda tristeza com a morte do Presidente e apresentou as suas condolências à família de Bacai Sanhá e ao povo da Guiné-Bissau. Ki-moon presta homenagem à liderança do Presidente Sanhá na orientação da Guiné-Bissau, num momento particularmente difícil da sua história, lê-se na declaração tornada pública.

a sucessão de Bacai Sanhá será um teste à estabilidade do regime de Bissau, o que explica o apelo de Ban Ki-moon, depois de anos de vários golpes militares tentados ou concretizados e contínuas alterações no xadrez político. O comandante das forças armadas guineenses já veio proibir os militares de intervirem na crise política, mas a atuação destes será uma das incógnitas nos próximos dias.