a modalidade é utilizada como um instrumento para a construção da paz na Colômbia. Evita que crianças de zonas controladas por rebeldes abandonem os estudos e entrem em contacto com a droga
a modalidade é utilizada como um instrumento para a construção da paz na Colômbia. Evita que crianças de zonas controladas por rebeldes abandonem os estudos e entrem em contacto com a drogaJogar futebol ajuda crianças e adolescentes colombianos que vivem em zonas controladas por grupos rebeldes armados, como as Forças armadas Revolucionárias da Colômbia. O objetivo específico é impedir que menores participem em atividades ilegais ou integrem grupos de criminosos, recorrendo ao desporto, adianta a Rádio das Nações Unidas.

O projeto que permite às crianças frequentar treinos de futebol é promovido pelo PNUD e implementado através da Rede de Futebol e Paz. De acordo com o coordenador, Eduardo alberto Molina, a modalidade ajuda os menores a construírem um forte sentido de identidade. O futebol é utilizado como um instrumento para a construção da paz. Evita que as crianças abandonem os estudos e entrem em contacto com o mundo da droga. ajuda também a protegê-las da violência doméstica.

a Rede de Futebol e Paz do PNUD existe desde 2010 e abrange 25 mil crianças e adolescentes da Colômbia. O projeto conta com o apoio do Banco Mundial e da Unicef, agência das Nações Unidas para a Infância.