Confrontos intercomunais no norte do Quénia preocupam. Na região de Moyale registaram-se ataques motivados por lutas por mais pasto e roubo de gado
Confrontos intercomunais no norte do Quénia preocupam. Na região de Moyale registaram-se ataques motivados por lutas por mais pasto e roubo de gadoOs confrontos intercomunais no norte do Quénia estão a preocupar os responsáveis humanitários das Nações Unidas. Naquela região pelo menos 46 pessoas morreram nos últimos meses em ataques motivados por represálias ligadas à rivalidade por mais pasto e roubo de gado.
Estes combates entre as comunidades de pastoreio de animais de Borana e Gabra em torno da cidade queniana de Moyale, que está situada na fronteira norte com a Etiópia, terão feito ainda milhares de pessoas deslocadas.
O que estamos a assistir é a cíclicos ataques intercomunais de vingança, de violência entre as comunidades, referiu Matthew Conway, porta-voz do gabinete da ONU para a Coordenação de assuntos Humanitários (OCHa) no Leste africano, que se situa na capital queniana, Nairobi.
O que parece motivar a violência é a concorrência por terras para pastagem e gado, disse Conway em entrevista à Rádio ONU. Esta violência segue-se ao recente período de seca no norte do Quénia, no qual comunidades pastoris perderam um grande número de animais, devido à falta de pasto e ao esgotamento de fontes de água.