Serafim Ferreira e Silva, bispo de Leiria-Fátima, em entrevista exclusiva à Fátima Missionária, aborda problemas da actualidade da Igreja e da sociedade.
Serafim Ferreira e Silva, bispo de Leiria-Fátima, em entrevista exclusiva à Fátima Missionária, aborda problemas da actualidade da Igreja e da sociedade. O bispo da diocese de Leiria-Fátima, Serafim Ferreira Sousa e Silva, pedirá a resignação em Junho de 2005. a pretexto deste assunto, o “bispo da cordialidade” faz um balanço do seu trabalho à frente da diocese e aponta as qualidades que gostaria que o seu sucessor tivesse. Na entrevista que concedeu à Fátima Missionária, Serafim Ferreira e Silva revela o que espera deste novo governo, fala sobre o referendo do aborto e confirma a sua grande esperança na juventude, além de abordar outras questões da actualidade.

Leia a entrevista:
1. “Não vou ficar no armazém”

2. “Não estamos arrependidos de abrir as portas”

3. “O cristão de hoje é diferente do cristão de há 50 anos”

4. “Vou lutar para que haja respeito pela vida”

5. “acredito que a equipa do governo vá procurar corresponder”

6. “Francisco e Jacinta podem ser duas bandeiras para todo o mundo”

Serafim de Sousa Ferreira e Silva nasceu em Santa Maria de avioso, Maia, a 16 de Junho de 1930. Foi ordenado sacerdote em 1954, no Porto, e bispo em 1979, para auxiliar de Braga, com o título de Lemellefa. a 7 de Maio de 1987 foi nomeado coadjutor do então bispo da diocese de Leiria-Fátima, alberto Cosme de amaral, com direito de sucessão. Em 2 de Fevereiro de 1993 passou a bispo residencial.