São necessários projectos a longo prazo de forma a ajudar as populações Turkana e fazer frente às catástrofes climáticas que surgem com frequência, na sua região, defende a organização humanitária OxfamSão necessários projectos a longo prazo de forma a ajudar as populações Turkana e fazer frente às catástrofes climáticas que surgem com frequência, na sua região, defende a organização humanitária OxfamHá mais de cinco anos que não chove «verdadeiramente na região dos povos Turkana, no norte do Quénia. a Oxfam refere-se a uma chuva capaz de fazer crescer a erva de que se alimenta o gado, que é o sustento das populações locais. Os Turkana habitam uma entre tantas outras regiões do Corno de África, afectadas por uma grave seca que coloca em risco a vida de 13 milhões de pessoas.
No seu site, a Oxfam apresenta uma série de fotos que comprova a situação de emergência em que se encontram os povos Turkana e a necessidade real de lhes prestar assistência. a organização internacional destaca ainda a necessidade de desenvolver projectos a longo prazo no local, para que possam fazer frente às catástrofes climáticas que surgem com frequência.
a Oxfam desenvolve numerosos programas, como o desenvolvimento de hortas familiares, formações para diversificar as fontes de rendimento das comunidades pastoris e presta ajuda financeira, em dinheiro líquido, para as necessidades mais urgentes.