O bispo do Porto foi nomeado consultor para o Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, presidido pelo arcebispo Cláudio Celli
O bispo do Porto foi nomeado consultor para o Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, presidido pelo arcebispo Cláudio CelliManuel Clemente é um dos três bispos que foi nomeado para o dicastério vaticano. O prelado presidiu, entre 2005 e 2011, à Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais. Os outros dois são José ateba, de Kribi (Camarões) e Barthélemy adoukonou, secretário do Conselho Pontifício para a Cultura. Entre os consultores estarão Giovanni Maria Vian, director do jornal oficial do Vaticano L’Osservatore Romano; Marco Tarquinio, director do jornal da Conferência Episcopal Italiana (CEI), avvenire; antónio Preziosi, director do Jornal «Radio Rai e da Rai Radio Uno; e o padre antónio Spadaro, director da revista «La civilità cattolica.
O dicastério vaticano contará ainda com Josip Bozanic, arcebispo de Zagabria, na Croácia; Oswald Gracias, arcebispo de Bombaim, na Índia; John Njue, arcebispo de Nairobi, no Quénia; Laurent Monsengwo Pasinya, arcebispo de Kinshasa, no Congo; Timothy Michael Dolan, arcebispo de New York, nos Estados Unidos; Mark Benedict Coleridge, arcebispo de Canberra e Goulburn, na austrália. O presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, Rino Fisichella, também foi nomeado, adianta a Santa Sé.
Entre os consultores consta o padre Eric Salobir, assistente geral da Ordem dos Pregadores para as Comunicações Sociais na França; o padre augustine Savarimuthu, director do Centro Interdisciplinar de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Gregoriana; a irmã Dominica Dipio, professora de literatura da Universidade de Makerere de Kampala, em Uganda.
Bento XVI integra neste grupo de consultores Erminio Fragasso, presidente e director executivo do escritório da MicroMegas Comunicazione; Paul Wuthe, secretário da Comissão da Conferência Episcopal austríaca; Greg Erlandson, presidente da associação de Imprensa Católica, nos Estados Unidos; Susana Nuin Nunez, do Movimento dos Focolares, da Obra de Maria e secretária-executiva da Comissão para os Meios de Comunicação Social do Conselho Episcopal Latino-americano.