Crianças da Síria, deslocadas e a viver na Jordânia, estão traumatizadas com a situação do seu país. a prioridade da UNICEF é assegurar que as crianças vençam o medo e «recuperem o sentimento perdido» de segurança
Crianças da Síria, deslocadas e a viver na Jordânia, estão traumatizadas com a situação do seu país. a prioridade da UNICEF é assegurar que as crianças vençam o medo e «recuperem o sentimento perdido» de segurança«Não, fotos não por favor. Senão a polícia massacra-nos. São palavras de uma menina síria de apenas cinco anos quando se viu confrontada com uma máquina fotográfica. O aCNUR (agência das Nações Unidas para os Refugiados) registou cerca de dois mil cidadãos sírios na Jordânia, mas calcula que sejam bem mais os que procuraram refúgio no país vizinho, adianta o site da UNICEF (agência da ONU para a infância)

Muitos fugiram para Ramtha, cidade da Jordânia, localizada a apenas 10 quilómetros da cidade de Deraa, na Síria. alguns cidadãos sírios deslocados trabalham na colheita da azeitona ou em restaurantes; outros estão dependentes da ajuda humanitária. Omar, com 13 anos de idade, é um dos 26 menores refugiados num centro de Ramtha. Chegou há mais de três meses com a família. Passa os dias na brincadeira com as outras crianças e a ouvir os mais velhos falarem de morte na Síria.

«as crianças estão evidentemente perturbadas pelos acontecimentos na Síria, constata Dominique Hyde, representante da UNICEF (Organização das Nações Unidas para a Infância), na Jordânia. De acordo com a responsável, a prioridade da UNICEF é assegurar que Omar e outras crianças como ele vençam a angústia, «recuperem o sentimento perdido de segurança e protecção, e possam retomar a sua educação.