Organização das Nações Unidas publica novo estudo sobre as plantas da amazónia para encerrar o ano Internacional das Florestas. Cerca de 80 por cento dos habitantes de países em desenvolvimento recorrem aos produtos da floresta
Organização das Nações Unidas publica novo estudo sobre as plantas da amazónia para encerrar o ano Internacional das Florestas. Cerca de 80 por cento dos habitantes de países em desenvolvimento recorrem aos produtos da florestaO novo estudo da organização (FaO) mostra como os frutos e as plantas da floresta amazónica podem ser utilizadas para melhorar a alimentação das pessoas e os seus meios de subsistência. O ano Internacional das Florestas destacou as vantagens que podem ser obtidas quando as mesmas são geridas de uma forma sustentável pelas comunidades locais. De acordo com a FaO, cerca de 80 por cento das pessoas que vivem nos países em desenvolvimento contam com os produtos da floresta, frutos e plantas medicinais, para as suas necessidades nutricionais e de saúde. apesar de 2011 – ano Internacional das Florestas – estar para acabar, os esforços para a defesa das florestas e as suas comunidades vão manter-se, garantem responsáveis da organização.

a amazónia é a maior floresta tropical do mundo. Só na região brasileira, vivem cerca de 25 milhões de pessoas. O bioma é ameaçado pela desflorestação, incêndios e pelas alterações climáticas de tal modo que dentro de 65 anos a floresta poderá reduzir-se a dois terços daquilo que é actualmente. além de ter uma importante função ambiental é também fonte de riqueza nutricional, através dos seus frutos. Por exemplo, os frutos da palmeira buriti têm os mais elevados níveis de vitamina a de todas as plantas do mundo. as nozes do Brasil têm a alcunha de «carne vegetal por serem muito ricas em proteína.