O director Regional da Organização Mundial da Saúde para África, Luís Gomes Sambo, destaca a importância das igrejas na prestação de cuidados de saúde, nomeadamente nas zonas mais desfavorecidas de África
O director Regional da Organização Mundial da Saúde para África, Luís Gomes Sambo, destaca a importância das igrejas na prestação de cuidados de saúde, nomeadamente nas zonas mais desfavorecidas de ÁfricaLuís Sambo participou, recentemente, numa reunião dos bispos responsáveis pela pastoral da Saúde, na cidade do Vaticano, em Itália. Durante o encontro, o director regional da OMS alertou que «os sistemas de saúde estão fortemente influenciados pelo arbítrio humano e, portanto, a sua dinâmica varia em função de factores filosóficos, culturais e religiosos. Valores como a equidade, a solidariedade e a participação devem ser promovidos, defendeu, de acordo com a agência angolana, angop.
Luís Sambo assinalou áreas prioritárias que devem ser tidas em conta nas parcerias entre o Estado e a Igreja. O responsável aponta para a formação de recursos humanos, o abastecimento em medicamentos essenciais, as vacinas e o financiamento atribuído à saúde. a complementaridade entre o Estado e a Igreja é crucial, nomeadamente nas áreas mais afastadas, destaca o responsável. Nesses locais, sente-se a necessidade aumentar o acesso das populações às acções de saúde pública básicas, como a vacinação, os serviços para a melhoria da saúde materna e infantil, o controlo do vírus da sida, do paludismo, da tuberculose e a prevenção dos factores de risco das doenças não transmissíveis.