Na argentina, com o Natal começam as férias de Verão, uma boa ocasião para a família se reunir. «No dia 24, todos saí­mos às ruas para cumprimentar os vizinhos como sinal de amor e fraternidade»
Na argentina, com o Natal começam as férias de Verão, uma boa ocasião para a família se reunir. «No dia 24, todos saí­mos às ruas para cumprimentar os vizinhos como sinal de amor e fraternidade»«O Natal na argentina poderia chamar-se também festa da família. É um tempo muito emotivo porque os familiares se reúnem para celebrar o reencontro com aqueles que vêm de longe, explica Luís Maurício, que actualmente se encontra na argentina, de onde é originário. O sacerdote acrescenta: «ao mesmo tempo, é uma ocasião para recordar os seres queridos que partiram para junto de Deus. Os defuntos têm um lugar especial no momento de brindar.
Com o Natal começam na argentina as férias de Verão. É portanto uma boa ocasião para voltar à terra, isto para os que se encontram longe das suas zonas de origem. «acho curioso como ainda se tem conservado a tradição europeia da árvore do Natal, enfeitada como se fosse inverno. Também o famoso Pai Natal oriundo de terras frias faz a sua apresentação na “noite feliz” com as suas vestes vermelhas e quentes num ambiente de 35 a 40 graus de calor, afirma o sacerdote.

Nesta quadra «os cristãos ficam muito sensíveis ao tema família, observa. O Natal é uma boa ocasião para a reconciliação com aqueles que estão distantes, considera. «as igrejas ficam cheias por causa do sacramento da reconciliação. Por fim, lembra o país onde trabalha como missionário: «O que vejo de diferente em relação a Portugal é o facto de que, após a meia-noite, no dia 24, todos saímos às ruas para cumprimentar os vizinhos como sinal de amor e fraternidade.