Maior parte das favelas concentram-se nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. O termo favela provém do episódio histórico da Guerra dos Canudos, ocorrido na Baía, no século XIX
Maior parte das favelas concentram-se nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. O termo favela provém do episódio histórico da Guerra dos Canudos, ocorrido na Baía, no século XIXMais de 11,4 milhões de cidadãos brasileiros, isto é seis por cento da população vive em favelas. Existem no país 6. 329 favelas em 323 comunas. a maioria estão localizadas nos estados de São Paulo (cerca de 23,2 por cento) e do Rio de Janeiro (19,1 por cento). «Por norma as favelas ocupam as áreas menos propícias à urbanização, como as encostas, as praias ou vales. a conclusão é do último recenseamento realizado pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatísticas, que apresenta dados sobre o ano de 2010. Segundo o Instituto, citado pela agência Misna, 67,3 por cento das habitações das favelas têm sanitários, 72,5 por cento têm electricidade, 88,3 por cento têm ligação à água e 95,4 por cento contam com serviços de recolha do lixo.
Favela é o termo brasileiro mais comum para designar os bairros de lata. a origem deste conceito, hoje conhecido internacionalmente, vem de um episódio histórico chamado a Guerra de Canudos, na Baía, Brasil. a cidade de Canudos foi construída perto de uma colina chamada Morro da Favela, por causa de uma planta que encobria a região popularmente denominada Favela. alguns soldados, no fim da guerra, em 1897, instalaram-se em construções provisórias no Morro da Providência, num local que ficou com o nome de Morro da Favela.