as autoridades acreditam que grande parte das pessoas afectadas não terá dado conta da subida das águas pois as precipitações mais fortes ocorreram durante a madrugada. Há mais de 800 pessoas desaparecidas
as autoridades acreditam que grande parte das pessoas afectadas não terá dado conta da subida das águas pois as precipitações mais fortes ocorreram durante a madrugada. Há mais de 800 pessoas desaparecidas a tempestade tropical, Sandong, também conhecida por «Washi fez centenas de mortos nas Filipinas. as vítimas estariam a dormir; as autoridades acreditam que grande parte não se terá apercebido da subida das águas. O Sul do país foi o mais afectado. as últimas estimativas da Cruz Vermelha apontam para 653 mortos, mas receia-se que o número possa aumentar muito pois há mais de 800 pessoas desaparecidas. Calcula-se que cerca de 100 mil pessoas ficaram desalojadas. O governo filipino decretou o estado de emergência nas regiões afectadas. Muitos sobreviventes estão sem acesso aos serviços mais básicos e a água potável começa a escassear.
Um sacerdote a trabalhar na ilha de Mindanao confirmou à agência Misna que, em apenas duas horas, choveu o que costuma chover num mês. «apesar de ninguém poder prever uma catástrofe deste tamanho, trata-se de uma «tragédia anunciada, considera Giulio Mariani. O missionário atribui as culpas da catástrofe ao homem, ao desenvolvimento urbano não regulamentado e à desflorestação selvagem.