írvore de Natal do Vaticano é um abeto vermelho com 60 anos, 30. 5 metros de altura e veio da Ucrânia
írvore de Natal do Vaticano é um abeto vermelho com 60 anos, 30. 5 metros de altura e veio da Ucrânia a árvore veio da região de Zakarpattya (Transcarpazia), após uma viagem de sete dias e quase 1. 800 quilómetros. Será decorada com mais de 2. 500 bolas vermelhas e prateadas e o mesmo número de luzes brancas e amarelas, as cores do Vaticano. a inauguração oficial está marcada para o dia 16 de Dezembro. Será uma cerimónia com «valor ecuménico e contará com a presença de vários bispos católicos e um representante da Igreja Ortodoxa ucraniana.

a árvore é um pinheiro vermelho da espécie «Picea abies que tem mais de 700 galhos, alguns dos quais pesam entre dez e 12 quilos. Tem um diâmetro de 5. 6 metros e pesa quase cinco mil quilos. a árvore cresceu numa região de difícil acesso e foi carregada por um helicóptero até à estrada mais próxima.

Esta é a primeira vez que a Ucrânia oferece a árvore de Natal ao Papa, uma tradição que João Paulo II iniciou em 1982. Desde então, todos os anos, um país oferece a árvore de Natal ao Papa. além do abeto de 30 metros, Bento XVI vai receber 40 árvores mais pequenas, da região de Lviv, que vão decorar os apartamentos pontifícios, as residências dos cardeais, os escritórios da Cúria Romana e a sala de audiências dedicada a Paulo VI.

a árvore já foi montada junto ao obelisco da Praça São Pedro, no Vaticano, onde permanecerá junto ao tradicional presépio durante as festas do Natal. a estrutura do presépio já está montada e as figuras são as mesmas que foram utilizadas por São Vicente Pallotti, em 1842, para a representação do nascimento de Jesus na basílica romana de San andrea de la Valle.